♦♦♦

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Futebol de Mesa >>>

O amigo César e eu colocando a tela que a Drica costurou, na mesa dele: Golden Stadium! Em breve fotos do resultado final e de partidas!



De acordo com o Banco de Dados Folha , o futebol de botões foi inventado em 1930 pelo brasileiro Geraldo Décourt. Contam que ele primeiro jogava com botões de cueca, passando posteriormente a usar os botões da calça de seu uniforme escolar. Dessa brincadeira de criança surgiu o "jogo de botões", aquilo que se tornaria o esporte difundido e amado por uma legião incontável de praticantes e admiradores, com sua diversidade de regras e materiais, tendo adeptos em um grande número de países.

Geraldo Cardoso Décourt é, segundo alguns, um dos precursores do que nós conhecemos hoje como "futebol de mesa" no Brasil; por volta de 1929, Décourt deu o nome de "Celotex", que era o material usado para a confecção das mesas, ao jogo, que ali tinha o seu início enquanto esporte, inclusive com o lançamento do primeiro livro de regras.

O dia do nascimento de Geraldo Décourt em 14 de fevereiro, foi oficializado pelo governador Geraldo Alckmin, em São Paulo, no ano de 2001, como o "dia do botonista".

Décourt foi um incansável divulgador e organizador de eventos de futebol de mesa, o que propiciou o desenvolvimento do esporte, assim como sua popularização.

Os botões industrializados começaram com os famosos canoinhas, que eram botões rebaixados no meio, com o rosto do jogador ao centro, normalmente com imagem em preto e branco; existiram até alguns coloridos.

Futebol de Mesa como esporte oficialmente reconhecido >>>

Através da Resolução N.º 14, de 29 de setembro de 1988, acatando ao Of. N.º 542/88 e ao Processo N.º 23005.000885/87-18, baseado na Lei N.º 6.251, de 8 de outubro de 1975 e no Decreto N.º 80.228, de 25 de agosto de 1977, assinada pelo seu então Conselheiro-Presidente Manoel José Gomes Tubino, o CND (Conselho Nacional de Desportos) reconhece o Futebol de Mesa como modalidade desportiva praticada no Brasil, como uma vertente dos esportes de salão, no qual se incluem o xadrez e o bilhar, por exemplo. O Futebol de Mesa é praticado oficialmente em cinco modalidades; três oficiais (Disco, Bola 12 Toques, Bola 3 Toques) e duas experimentais (Dadinho 9x3 e Pastilha).

A CBFM (Confederação Brasileira de Futebol de Mesa) regula e orienta a prática desse esporte no Brasil. Uma das principais lutas dos praticantes é fazer com que o esporte seja conhecido pelos leigos como Futebol de Mesa e não como Futebol de Botão, pois essa associação faz com que o esporte esteja ligado à prática de um jogo infantil o que dificulta seu desenvolvimento.

Hoje, o Futebol de Mesa (também chamado de futmesa), encontra campeonatos estaduais individuais e por equipes, além das recentes Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro de clubes.

Referências: Banco de Dados Folha




Diego.

6 comentários:

Drica Menezes disse...

E eu q costurei a rede/tela estou adorando esta "brincadeira" toda, hehehe, pq é mto divertido ver a empolgação dos "jogadores", hehehe! bjao amor! :D

[ rod ] ® disse...

Eu deveria de tá aí... putz... campeonato bom esse regado a boas doses de cerva.r.s.s.s.s

Abçs meu caro,








Novo Dogma:
pedRas...


dogMas...
dos atos, fatos e mitos...

http://do-gmas.blogspot.com/

Claudinha disse...

Ooooo vidinha ruim essa... Sou meio traumatizada pq nunca tive coordenação motora pra jogar direito esse troço...hahahaha! bjo e continua curtindo bem as férias!!! \o/

Renata disse...

O Namorado já foi campeão disso1 :D

cesar rhoden disse...

qui bala cara!!!!
vamos fazer mais reuniões dessas é sempre muito divertido recebe-los la em casa.
abraço

.: Denise :. disse...

O melhor é a concentração pré-jogo né?!? ehhehe

Confesso que essa não é mto minha praia, mas quem joga diz q é mto legal né?!

bjos

♦ Pesquisa >>>

Google