Preconceito:
Nada é mais feio do que preconceito - de qualquer natureza - mas acho que este é uma característica do ser humano, não sei se é uma característica natural, talvez seja adquirida culturalmente afinal somos nascidos num mundo de separações, de convenções e impressões distorcidas, logo... refletimos aquilo que recebemos, somos o nosso egoísmo.
Particularmente tento me livrar dos meus conceitos préviamente formados e inseridos no meu ambiente social, mas aí acabo virando vítima e sofrendo o tal preconceito - então acabamos voltando para aquele enorme cíclo.
Por fim, acredito que o preconceito é humano e por mais cruel que seja, retrata nossas escolhas ao longo da história.
Diego.
♦♦♦
quinta-feira, 8 de novembro de 2007
Comportamento:
Assinar:
Postar comentários (Atom)




18 comentários:
vc conseguiu realmente entender tudo que eu quis dizer, na duvida a gente insiste em querer contar os grãos de areia procurando respostas.
Mas, de fato nao existem máscaras, e isso me traz a esperança de um novo dia.
Sobre seu post, acredito que os preconceitos sao mesmo inerentes ao ser humano, a diferença está em tentar identifica-los e combate-los.
abraço.
Preconceito é um assunto chato. Quer queria, quer não, como vc mesmo disse, o preconceito está dentro de cada um. Pode não ser o preconceito que é debatido o tempo todo e bla bla bla, mas por besteiras. Eu tenho preconceito com mulheres velhas (tipo quarentonas) que acham que tem 20 anos. Acho feio, repudio e ainda falo mal.. Omopai, vou pro inferno! Mas tento não me incomodar com a vida delas, mas é mais forte do que eu... Sempre existe uma coisinha que provoca um conceito previo de algo. Muito foda falar sobre preconceito.
fênix - combater o preconceito é o que existe de mais inteligente, para uma integração!
ingrith - preconceito é o patinho feio dos sentimentos, tb tenho preconceitos com alguns tipos de gente e de música, mas como sofri mto preconceito na carne não me meto com quem não me agrada, simplesmente vivo alheio a estes... mas algumas vezes temos que nos "topar" com essas pessoas, daí haja força pra não fazer o que é errado!
[vou preparar um post sobre a gastroplastia que fiz...com fotos e tudo! aguarde!]
preconceito é algo complicado, pois mesmo que o combatamos, que digamos que não o temos, sempre esbarramos em alguma atitude (nossa ou dos outros) que nos dizem o contrário. Uma pessoa diz que não tem preconceito com algo, mas vive rindo de piadinhas com alguma forma de preconceito, meio incoerente não? como vc disse esta dentro d cada um...mas concordo q precisamos tentar identifica-lo para diminui-lo ou extingui-lo! Preconceito é algo feio, mesquinho e que só atrapalha o desenvolvimento das pessoas e da humanidade! Bjao! T amo!
É verdade que o preconceito é inerente ao humano.
Mas o fato de você saber que aquilo ali é um conceito formado preciptadamente já é um passo pra tentar combatê-lo, né?
drica - mais uma vez brilhante, por isso te amo tanto!
renata - seu comentário deu um sentido ainda melhor a tudo que escrevemos até agora! sensasional!
o problema é que todo nós, rotulamos as pessoas, isso nos torna pré-preconceituosos.
Vlw!!
visite-me:
http://clicko.blogspot.com
Abraços!
ueba, quero ver o post da gastro... hihi Adoro ver os antes e depois, adoro duvidar que as duas pessoas da foto é a mesma pessoa hauhauahuahua
Somos humanos. Mas as coisas são boas ou más, segundo as circunstâncias.
Nada é absoluto.
Um abraço.
acho que é uma caracteristica adquirida! crianças nao tem pré- conceitos!
Grande parte dos meus preconceitos sociais (e alguns morais) morreram quando comecei a viajar. Descobri outras culturas, outros povos, outras crenças, outras filosofias de vida etc.... Tornei-me mais tolerante e mais humana porque fui descobrindo novos mundos e tudo isso fez de mim (acredito) um ser melhor.
Um abraço
Dizer que o preconceito não existe é em si a própria representação dele.. Certo é, todos os dia lutar contra ele.
Abçs,
Texto de hoje: Fazendo Graça...
Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/
O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...
diego, concordo q a origem do preconceito possa ser social, cultural. mas acho q tem algo dentro de cada um de nós tb, por mais q tentemos não ser preconceituosos, acabos por sê-lo em alguns momentos. aceitar as diferenças é sempre uma questão complexa...
Não existe ninguém totalmente isento de preconceitos! É impossível, simplesmente porque somos únicos e, assim sendo, nos aproximaremos de quem nos parece (ou nos apetece) ser igual (porque mais seguro), ou teremos resistência (portanto, preconceito), contra quem nos parece diferente. É uma questão até de sobrevivência. Inicialmente, física mesmo, bem tribal. E de sobrevivência social, para você ter condições de se garantir e garantir seus iguais e sua prole. Simples assim... (rs)
Será?
Abs do Nil
a todos - as discuções e preocupações sobre o preconceito já mostram uma boa vontade em nos livrarmos dele ... pq na verdade pouco importa a etnia, opção sexual, o peso, a altura, se é deficiente ou não, todos são gente... se sendo gente sofre preconceito!
o primeiro passo para a mudança, é reconhecer o defeito, né?
beijoss.
denise - é bem por aí que a gente se livra de preconceitos!
bj
A melhor forma de se vencer o preconceito é viver. Muitas vezes.
Pq numa vez só não dá para resolver. Isso não seria humano.
Abraço forte.
Postar um comentário